Compartilhe este artigo
Publicidade
Ter um negócio escalável é a meta de todo empresário.
Para se conseguir isso, há muitos fatores que devem ser levados em conta. E entre eles com certeza está ter um sistema de telefonia escalável! Um sistema telefônico assim vai ser uma ajuda indispensável em qualquer estágio do seu negócio.
Porém, sistemas de telefonia convencionais trazem algumas desvantagens e complicações quando o assunto é crescer sem perder a qualidade e dentro do orçamento.
Por isso, que usar a telefonia VoIP pode ser a solução que você está buscando! Veja o porque neste artigo.
VoIP e Escalabilidade
Escalabilidade é a capacidade que um sistema tem para crescer uniformemente sem perda de eficiência.
Com VoIP, isso significa a possibilidade de se multiplicar os pontos telefônicos sem que se comprometa a qualidade das chamadas.
A facilidade com que a telefonia VoIP é escalável favorece organizações que estão em crescimento, porque não são necessárias alterações físicas para que novos pontos sejam instalados.
Mas não é apenas no contexto de crescimento que essa modalidade de telefonia pode ser útil para as corporações. Veja alguns exemplos de situações em que o VoIP é aplicável.
-
Crescimento da empresa
Quando a empresa está em crescimento, novos pontos de telefonia podem ser facilmente gerados ao utilizar a telefonia VoIP. Assim, ela é aplicável a escritórios que têm novos colaboradores admitidos, call centers que obtiveram expansão com necessidade de novos postos para operadores.
A vantagem é que, para fazer as mudanças, não há necessidade de que novos cabeamentos sejam criados desde a central telefônica até a empresa. Basta que configurações sejam alteradas, de maneira virtual, e a mesma rede utilizada para internet será usada também para transmissão de voz.
Veja também: Benefícios da Telefonia Cloud para Pequenas e Médias Empresas
-
Estabelecimento de filiais
Quando o progresso de uma empresa inclui a abertura de filiais, ela também pode se beneficiar da escalabilidade facilitada pela telefonia IP.
Dessa forma, ao abrir nova filial, em vez de chamar a companhia telefônica para fazer um cabeamento entre a central mais próxima e a nova unidade da sua empresa, basta, novamente, alterar configurações com sua operadora VoIP para resolver tudo relacionado à telefonia.
Publicidade
-
Campanhas sazonais
Existem épocas do ano com fluxos diferenciados de atendimento, como é o caso dos períodos posteriores às datas comemorativas, que movimentam muito o comércio. Nessas datas, o pós-venda exige um esforço maior dos call centers e, assim, temos a necessidade temporária de criar mais pontos de atendimento.
Esse é um exemplo de campanha sazonal que terá sua estrutura facilmente estabelecida — e posteriormente desfeita — com o uso da telefonia VoIP.
-
Softphone e APPs
Uma das possibilidades da telefonia VoIP é a utilização em smartphones e computadores. Para tanto, basta instalar um aplicativo que permita essa interface.
A vantagem desse uso é que ele colabora para a mobilidade corporativa, já que funcionários ou membros da gerência que trabalham viajando com frequência poderão ser sempre contatados por meio de um número corporativo, sem que haja o encargo extra de um contrato com uma operadora de telefonia celular.
Saiba mais sobre o Softphone e App da Voip do Brasil.
-
Utilização no mercado financeiro
No mercado financeiro, o VoIP começou a ser usado há bastante tempo. Na verdade, a tecnologia vem sendo aprimorada ao longo dos anos pelo setor de finanças.
Atualmente, o trading floor é uma das soluções mais procuradas por traders que tomam parte em pregões e leilões e que, por essa razão, precisam de informações ágeis para a tomada de decisão, com garantia de confidencialidade e estabilidade.
O aparelho exclusivo para essa função utiliza a telefonia VoIP e assegura agilidade e alta performance nas comunicações, com a possibilidade de integração digital com a rede corporativa e também com a pública.
Outro diferencial da opção por um trading floor de uma empresa parceira confiável é a identificação proativa de fraudes, além da opção de gravação, que conferem ainda mais segurança às operações financeiras.
Como implementar o VoIP na sua empresa?
A implantação desse sistema de telefonia é simples e requer poucas alterações físicas, pois conta com a estrutura de internet. No entanto, esse é um trabalho que deve ser feito por especialistas.
Assim, ao implementar a telefonia VoIP na sua empresa, conte com uma operadora com experiência no assunto, uma vez que ela será capaz de indicar eventuais alterações estruturais, fornecer os melhores equipamentos, além de toda a configuração do sistema, de acordo com as necessidades do seu negócio.
Também e muito importante, quando sua empresa conta com uma operadora VoIP confiável, terá a garantia de receber um suporte técnico sempre que for preciso.
A VB tem a experiência necessária para ajudar a sua empresa e seus negócios crescerem ainda mais. Entre em contato conosco e veja tudo que a telefonia VoIP da VB tem para você!
Publicidade