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“A arte da comunicação é a linguagem da liderança.” James Humes
Essa frase muito famosa mostra a importância que a comunicação pode ter, por exemplo no mundo empresarial, quando é necessário atingir uma meta e andar no mesmo rumo por assim dizer. A comunicação pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua empresa e negócios.
A comunicação com os clientes é na maioria das vezes o foco principal em uma empresa e isso é muito bom, porque impacta diretamente nos resultados dos negócios. Porém, não podemos nos esquecer que para atingir este resultado é vital a comunicação interna, comunicação eficaz, tanto entre funcionários e líderes, como também entre os colaboradores em geral.
Benefícios da boa comunicação em uma empresa
Uma comunicação aberta e assertiva vai trazer resultados tais como:
- Colaboradores se sentem valorizados por poder e saber como e onde e expressar suas opiniões;
- Todos se sentem parte de uma equipe;
- Informações transmitidas de maneira unifica e clara, evitando mal-entendidos;
- Facilita a comunicação interna, otimizando o desempenho no dia a dia de todos;
- Feedbacks que motivam e corrigem pontos essenciais;
- Menos rotatividade de colaboradores;
- Desenvolvimento pessoal e como um todo suave e eficiente;
- Ver a liderança com respeito, mas ao mesmo tempo como dispostos a escutar;
- Colaboração entre departamentos;
- Alinhamento estratégico dentro da empresa.
São resultados que você como empresário deseja obter! Mas antes de falar sobre como atingi-los, vale apena lembrar de algo.
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Não devemos confundir comunicação interna com informação. A informação consiste em transmitir mensagens –geralmente da direção aos trabalhadores– enquanto a comunicação requer uma resposta do receptor, ou seja, um feedback entre as duas partes. Essa comunicação deve ser bidirecional para que o trabalhador seja parte ativa.
Mas como conseguir ter uma comunicação de sucesso na sua empresa? Veja algumas dicas que dão resultados!
O que você pode fazer?
Manual corporativo
É muito útil para novos funcionários. Se for redigido corretamente e com todos os detalhes fundamentais, o colaborador será eficaz em seu lugar na empresa praticamente desde o primeiro dia de sua incorporação. Além disso, ao se sentir integrado e informado, sua adaptação será mais rápida.
Mas, como pode ser feito este manual? No início haverá um texto de boas-vindas e depois todas as informações relevantes com as quais precisam lidar para desenvolver sua atividade profissional: os objetivos da empresa, os procedimentos básicos, os regulamentos internos, o valores da entidade ou recursos.
Canais de comunicação
Na era tecnológica em que vivemos, é mais eficiente utilizar canais de comunicação interna que estimulem os trabalhadores. Criar uma revista interna, por exemplo, para captar todas as informações atuais sobre a corporação de forma mais descontraída, é uma forma dinâmica de atingir todos os colaboradores.
A revista não é a única ferramenta desse tipo. Newsletters, vídeos através de um canal interno do YouTube, ou um grupo no WhatsApp também podem funcionar bem.
Caixa de sugestões
A comunicação interna, para que realmente funcione, deve ser de mão dupla e baseada no respeito e na confiança. No entanto, haverá questões delicadas em que o funcionário não quer revelar sua identidade ou expressar uma opinião específica por medo de não ser compreendido. Isso é resolvido com a colocação de uma caixa de sugestões.
A empresa não pode perder boas ideias ou iniciativas porque o funcionário está com medo ou constrangido. Com a caixa de sugestões, as preocupações e opiniões dos trabalhadores podem ser coletadas anonimamente, sem causar nenhum desconforto ou medo de represálias.
Quadro de avisos
Para determinados temas, como situações específicas, urgentes ou relevantes, pode ser utilizado um quadro de avisos que todos os membros da empresa podem consultar. A vantagem é que evitamos saturar o e-mail dos funcionários e, o que é pior, quando chegam muitos e-mails com novidades internas, acabam virando spam.
Reuniões regulares
A comunicação corporativa tem muitas ferramentas escritas para incentivar a participação e integração dos funcionários, mas não é suficiente. É essencial reunir-se fisicamente com regularidade.
As relações interpessoais favorecem a comunicação e a empatia. Por isso, é essencial que você marque reuniões periódicas para oferecer dados, unir e alinhar toda a equipe.
Confraternizações
A realização de atividades específicas fora da empresa melhora o ambiente de trabalho porque permite que colegas e chefes interajam de forma mais descontraída em um ambiente menos sério.
Os tradicionais jantares de empresa são um exemplo tradicional, mas são cada vez mais as empresas que realizam outras atividades de confraternização, como por exemplo temáticas, com atrações e com jogos e dinâmicas.
Estimule a comunicação colaboradores/lideres
Não só a comunicação que existe entre seus colaboradores, quer sejam da mesma equipe ou de diferentes departamentos, que deve ser melhorada, mas também a relação entre os gestores e os seus colaboradores é fundamental para garantir um fluxo de informação suave e orientado!
Incentive a comunicação durante os treinamentos gerenciais, aproveitar esse momento para que os gestores conheçam seus colaboradores e se disponibilizem para ouvir suas ideias, soluções e problemas pode criar uma dinâmica baseada na confiança e um conhecimento da realidade da empresa.
Leve a comunicação da sua empresa para outro nível com a VB
Essas são algumas dicas para que seus negócios alcancem ter o que todos querem – resultados! Invista seriamente na comunicação interna da sua empresa.
Com a VB você pode ter recursos incríveis que vão potencializar a comunicação interna e externa da sua empresa!
Entre em contato conosco e saiba mais sobre o que temos para você e seus negócios!