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Após mais de um século de serviço, a telefonia analógica está sendo gradativamente substituída por uma nova geração de telefonia: o VoIP (ou Voice Over Internet Protocol).
Se adaptar a esta mudança pode trazer inúmeras vantagens para sua empresa!
Mas antes disso, você necessita primeiro: entender como esta tecnologia funciona e saber se você está pronto para usá-la.
O que são chamadas Voip?
Enquanto a telefonia analógica transformava a voz em sinais elétricos transportados por redes de cobre dedicadas, as chamadas VoIP usam a Internet para transportar seus sinais, assim como os dados. A voz é transformada em sinais digitais, compactada e agrupada antes de ser enviada em pacotes por uma conexão com ou sem fio. Na chegada, os pacotes são descompactados e convertidos em um sinal sonoro.
Essa tecnologia permite: economia, escalabilidade e mobilidade. Porém, para que sua empresa possa se beneficiar desta tecnologia é preciso fazer uma análise dos requisitos mínimos.
Saiba mais sobre a telefonia Voip da VB.
A sua Internet é compatível?
O primeiro aspecto a ser considerado é se a sua internet é compatível. A velocidade da Internet para telefonia VoIP é uma informação essencial que devemos saber se queremos tirar o máximo proveito desta tecnologia, que se tornou uma ferramenta essencial para qualquer tipo de empresa.
A velocidade e a qualidade de sua internet vão influenciar na qualidade da voz e o número de chamadas simultâneas que se pode realizar.
Também deve-se levar em consideração que tanto em casa quanto no trabalho a sua internet será compartilhada com outras tarefas, como navegação de sites, baixar documentos, enviar e-mails, usar programas de computador que funcionem pela Internet, assistir a vídeos on-line, etc.
Para aproveitar ao máximo nossa conexão, devemos levar em consideração esses três pontos:
- A largura de banda oferecida pelas operadoras geralmente não é a real, por isso é conveniente medir qual é a velocidade da Internet que meu equipamento suporta.
- Você deve verificar se sua conexão é simétrica, ou seja, se tem a mesma velocidade de upload e download. As conexões geralmente são assimétricas, portanto, a velocidade de upload pode ser menor que a velocidade de download. Para usar a telefonia VoIP é conveniente ter uma conexão simétrica.
- Um modem desatualizado reduzirá a velocidade de transmissão de dados. Se tivermos um modem muito antigo, provavelmente perderemos velocidade mesmo que nossa banda larga seja suficiente.
Dito isto, a velocidade necessária para você realizar chamadas de voz de qualidade é por volta de 200 kbps para cada chamada simultânea que fizer.
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Como você pode medir velocidade ou largura de banda?
Como posso saber minha largura de banda ou velocidade da internet? A resposta é muito simples neste caso. Existem inúmeras páginas da web onde você pode consultá-lo e informará aproximadamente a velocidade de upload e download que você está tendo a sua disposição.
Mas precisamos nos atentar a outros detalhes da conexão e não somente a velocidade indicada nos testes. A conexão de internet é composta por alguns detalhes que fazem toda a diferença. Vamos tratar de dois destes detalhes: latência e jitter.
Latência: se refere ao tempo que um pacote de dados leva para ir de um nó a outro. Ou seja, é o “atraso” que ocorre quando a informação viaja do ponto A ao ponto B. Graças aos avanços da tecnologia, essa latência costuma ser quase imperceptível e é medida em milissegundos. Para os serviços de telefonia IP o ideal é que essa latência não seja superior a 100, quanto mais próximo de 0 melhor será a qualidade da conexão.
Jitter: Jitter ou flutuação é uma ferramenta para medir variações na latência. O que acontece com nossa conexão de internet se a latência for muito variável é que podemos perder pacotes de dados, com os quais a qualidade da chamada seria seriamente afetada. O jitter, assim como a latência, é medido em milissegundos (ms), e se ultrapassar 30 ms pode causar interferência ou até mesmo derrubar a chamada.
O que você pode fazer para manter a latência e o jitter nos melhores padrões?
É fato que a forma como a sua operadora de internet entrega os serviços vai interferir na latência e no jitter. Por isso, o mais recomendado é buscar operadoras confiáveis e consolidadas no mercado. Porém, existem alguns cuidados que você pode tomar. Eles são:
Conexão a cabo: para que a latência seja menor, é conveniente nos conecte à Internet por cabo, pois reduzirá a interferência que geralmente ocorre quando se usa uma conexão sem fio
Limpeza do computador: manter os computadores limpos de malware é igualmente importante, pois muitos deles tornam as conexões lentas.
Programas em segundo plano: por fim, é conveniente não usar programas em segundo plano, que não são necessários, pois reduzirão a largura de banda, a velocidade e aumentarão a latência.
Saiba mais neste artigo: 3 problemas que afetam as chamadas Voip e como resolve-los
O que fazer se eu não tiver velocidade suficiente?
Como vimos, a velocidade da Internet é determinada por um grande número de fatores que fazem com que suas informações viajem mais rápido ou mais devagar e com maior ou menor qualidade.
Se você está enfrentando baixa velocidade e seguiu todas as nossas dicas, o melhor é entrar em contato com sua operadora de internet e encontrar a melhor solução que se adeque às suas necessidades e ao seu bolso.
Aqui na Voip do Brasil, os nossos especialistas estão prontos para te auxiliar e ajudar a escolher a melhor velocidade de conexão e te ajudar a desenhar o melhor projeto de telefonia Voip para sua empresa.
Vamos começar um novo projeto juntos? Acesse voipdobrasil.com.br