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Ao implementar um novo sistema de telefonia empresarial, os termos Telefonia Voip e Telefonia IP são frequentemente usados como conceitos sinônimos. No entanto, existem algumas diferenças sutis entre Voip e Telefonia IP, já a primeira é uma tecnologia e a segunda é um serviço. E para que você entenda melhor esses termos vamos falar com mais detalhes sobre eles.
Telefonia Voip e Telefonia IP
Voip é uma tecnologia que contém padrões, recursos e protocolos da Internet para poder digitalizar a transmissão de voz. Essa digitalização faz com que sinais analógicos (a voz) sejam convertidos e transmitidos como pacotes de dados usando a internet como meio de “transporte” para realizar a comunicação entre os dispositivos.
Em contraste, a telefonia IP é um serviço baseado na tecnologia VoIP. Em outras palavras, a telefonia IP é a infraestrutura criada com base em VoIP para se comunicar pela Internet por meio de software. Graças à telefonia IP, os pacotes de dados de voz de uma chamada digital podem ser transmitidos e distribuídos para diferentes dispositivos telefônicos.
Como comparação: se Voip é o “alicerce”, a telefonia IP seria a “casa” construída com base nele. Uma depende da outra.
Voip e IP – Suas funções
A principal função da tecnologia Voip é servir de base para a telefonia IP, de modo que é o pilar sobre o qual se constrói um ambiente completo de comunicações IP, no qual o usuário pode utilizar o serviço de telefonia IP.
Por sua vez, as funções da telefonia IP vão desde a possibilidade de conectar escritórios remotos até a criação de centrais IP. A telefonia IP permite que as chamadas telefônicas sejam feitas por meio de um único programa de computador associado a um número analógico, com a opção de incluir diferentes ramais.
Como eles comunicam a voz?
Ambos os conceitos também diferem na forma como comunicam a voz nas chamadas. A telefonia IP transmite pacotes de voz através de uma rede LAN específica para este fim ou compartilhada com a rede de dados. Todos os componentes IP usam voz digitalizada, que é transmitida por meio de pacotes IP, com a ajuda de uma rede IP, geralmente a rede local.
Por sua vez, a tecnologia VoIP exige a conversão prévia da voz analógica de uma rede telefônica em voz digital para ser transmitida através de uma rede IP. Para que isso aconteça, a tecnologia Voip utiliza um software para gerenciar todas as chamadas.
Apesar dessas diferenças, ambos os conceitos concordam que são baseados puramente no campo digital. Não são necessárias infraestruturas físicas, além do dispositivo que permite a instalação do software e, assim, fornecer o serviço de telefonia IP. Isso implica uma redução de custos de grande importância para a empresa que decide optar por um sistema de comunicação em nuvem, além da menor manutenção que isso implica.
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