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Muitas empresas usam como seu slogan frases como: “Sua satisfação é o nosso sucesso!”, “Cliente feliz, empresa feliz!”, “Nosso foco é a sua satisfação” e etc.
Porém, conseguir satisfazer um cliente não é uma tarefa tão simples assim. Para isso, sua empresa precisa entender de maneira especifica e profunda o que eles acham dos produtos e serviços oferecidos. Também, como eles se sentem com relação a sua empresa, marca e atendimento recebido.
Saber a opinião de seus clientes é algo que deve ser primordial em sua empresa, até porque clientes satisfeitos são uma das melhores propaganda que seu negócio pode ter.
Um cliente satisfeito é também um cliente fidelizado, ele sabe que sua empresa sempre tem a solução que ele tanto necessita e isso evita sua perda de tempo, dinheiro e frustrações.
Uma maneira bem assertiva para conseguir saber o que de verdade seus clientes pensam, é simplesmente perguntando a eles sua opinião.
Como fazer isso? A pesquisa de satisfação pode te ajudar neste processo.
O que é a Satisfação do Cliente?
Podemos classificar a satisfação do cliente como um indicador de desempenho que mostra até que ponto uma empresa consegue atender às expectativas do consumidor antes, durante e após a compra.
Quando alta, essa métrica indica a compatibilidade entre o que a empresa oferece e o que o cliente precisa. É um bom termômetro para entender se o serviço prestado e a experiência criada fazem sentido para o público-alvo.
Por outro lado, se a satisfação do cliente for baixa, isso significa que as expectativas do consumidor não foram atendidas, seja pela atenção ou pelo produto ou serviço adquirido. E isso pode prejudicar muito a reputação da sua marca.
Vale mesmo a pena ter estes dados?
Pode até parecer que as pessoas apenas estão preocupadas com o valor que vão pagar, mas não é bem assim.
Uma pesquisa realizada há alguns anos pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios apontou que 61 % dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. E com certeza este número aumentou hoje em dia!
Alguns dos benefícios da saber o grau de satisfação de seus clientes são:
- Uma visão clara dos seus pontos fortes e fracos do seu atendimento
- Em que áreas deve e investir em capacitação de sua equipe
- Ideias de que tipos de melhorias ou ajustes necessita fazer nos seus produtos e serviços oferecidos
- Cria uma conexão cliente e empresa
- Fortalece a sua marca no seu publico
- Desenvolver técnicas de bom atendimento voltada para seu público alvo.
Fatores que influenciam a Satisfação do Cliente
Qualidade na atenção
Ser bem atendido é um desejo que clientes dos mais diversos segmentos têm em comum.
Por isso, para garantir um bom atendimento, sua empresa precisa ser eficiente em todos os pontos de contato com o cliente. Seja por meio de chatbots, redes sociais, telefone ou e-mail marketing, sua equipe de atendimento precisa estar preparada para conectar a experiência de quem compra em todos os canais utilizados.
Resolução eficaz de problemas
Os compradores estão exigindo mais agilidade e eficiência dos vendedores. Quem trabalha com técnicas de vendas sabe que a característica do imediatismo vem crescendo exponencialmente. É exatamente por isso que você precisa treinar sua equipe para responder aos clientes de forma rápida e proativa.
Garantir o cumprimento dos termos acordados no contrato também é essencial para manter a confiança do cliente na empresa. Assim, une o melhor dos dois mundos para proporcionar ao consumidor uma experiência de sucesso.
Custo benefício
Não, a ideia não é você abaixar o valor da sua venda ao máximo só para conquistar o cliente. Embora o preço seja importante, o custo-benefício o supera, pois é a relação entre o que o cliente pagou e o que ele realmente recebeu.
Obviamente, o consumidor quer se beneficiar desse relacionamento. Isso explica por que é natural que os níveis de insatisfação aumentem se um preço alto for pago por um produto ou serviço de baixa qualidade.
O segredo aqui é desenvolver um produto ou serviço diferenciado, mas também oferecer suporte a quem compra. Nesse caso, o melhor é fortalecer seu helpdesk e serviços de atendimento ao cliente.
Veja também:
Como medir a Satisfação do Cliente
Para medir a satisfação de seus clientes, você precisa aplicar pesquisas estratégicas. Veja como.
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Segmente seu público-alvo
Evite usar o mesmo roteiro de perguntas para todos os seus leads e clientes. Pelo contrário: segmente seu público e o universo da pesquisa. Por exemplo, se você sabe que a maioria dos consumidores dos produtos ou serviços que você oferece são mulheres adultas, de 35 a 55 anos, uma alternativa é criar faixas etárias para entender o que afeta a satisfação de cada categoria de contatos.
As respostas obtidas com a segmentação do público podem surpreender e sugerir novos caminhos de mercado e atendimento para cada tipo de cliente.
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Estude os relatórios de vendas
Outra forma de analisar o que os clientes pensam da sua marca é estudar os relatórios da equipe de vendas. Isso porque o setor lida diretamente com o público e está em contato diário com os clientes. Desta forma, não seria de estranhar que já tivessem ouvido algumas reclamações ou sugestões de melhoria.
Portanto, solicite à equipe de vendas a criação de relatórios personalizados sobre impressões e contatos com clientes. Também é importante definir uma periodicidade para a entrega desse relatório e avaliar criteriosamente cada documento.
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Prepare questionários objetivos
Se o imediatismo determina em grande parte o novo comportamento do cliente, como conseguir sua atenção para que responda a uma pesquisa de satisfação? Fazer perguntas objetivas que vão direto ao ponto. Também é preciso pensar em um pequeno roteiro de perguntas que não desperdice o tempo do consumidor.
Portanto, você deve preparar pesquisas simples e fáceis de entender. Planeje a pesquisa e concentre-se no que você mais deseja descobrir. Além de otimizar o tempo de resposta, você ajuda a direcionar o cliente para os pontos cruciais da sua estratégia e deixa claro que entende e está atento às principais necessidades do público.
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Aplicar a Escala de Likert
O método consiste em oferecer ao entrevistado, dentre as opções de resposta, frases afirmativas ou negativas. Isso permite que você responda apenas dizendo se concorda ou não com o que foi perguntado. Por exemplo:
Nossa atenção atendeu satisfatoriamente às suas expectativas.
- a) Discordo totalmente.
- b) Discordo parcialmente.
- c) Nem concorda nem discorda.
- d) Concordo parcialmente.
- e) Concordo totalmente.
Isso facilita a identificação da opinião do consumidor sobre os temas de interesse da pesquisa.
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Aplique pesquisas como o Net Promoter Score (NPS)
A pesquisa NPS é uma das principais ferramentas para medir o grau de satisfação do consumidor de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou setor de atuação. A estrutura do NPS é composta por uma série de questões básicas, geralmente apresentadas em uma escala de 0 a 10, que permitem diversas análises e desdobramentos importantes.
Por exemplo, uma questão elaborada de acordo com os preceitos do Net Promoter Score ficaria assim:
Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda nossos serviços para seus contatos profissionais?
Isso permite visualizar com clareza o grau de gostar (ou não gostar) do cliente em relação à empresa. Além disso, você pode abrir um espaço extra para justificativas, caso queira gerar informações mais detalhadas.
A VB acredita no valor da Pesquisa de Satisfação
Após avaliar e saber mais sobre a grande importância da pesquisa de satisfação e como usá-la de maneira direcionada para os resultados que você deseja, com certeza você vê a necessidade de aplicá-la em sua empresa.
Saiba que fazer isso não é algo complicado, porque com a VB você pode usar este recurso de maneira simples e assertiva com o PABX Virtual Voip do Brasil.
Com o PABX Virtual VB você pode fazer pesquisas personalizadas para as necessidades da sua empresa e ver relatórios sobre essas pesquisas para poder seguir melhorando e crescendo cada vez mais.
Entre em contato com nossos consultores e saiba mais sobre estes e outros recursos indispensáveis para sua empresa!
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